Para garantir vaga no Prontos pro Mundo, jovem de Poá (Bruna Silva) ampliou a jornada na escola

No Alto Tietê, oito estudantes estão entre os 500 alunos classificados para o primeiro programa de intercâmbio internacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), o Prontos pro Mundo. Brunna de Souza Silva, de 15 anos de idade, moradora de Poá e aluna da Escola Estadual Margarida de Camillis, está entre os selecionados. Por meio do programa, a adolescente adiantará a realização do sonho que esperava realizar no futuro.

Brunna é um exemplo de dedicação para os colegas de escola. Segundo Simone da Silva Bispo, diretora da unidade de ensino, ela “é uma das alunas geniais da escola”. Neste ano, criou um clube de estudos na área de tecnologia com o tema “crítica de jogos”, mesmo estudando no período da tarde, chega cedo à escola para fazer as aulas de inglês porque não tem computador em casa e tem estudado durante todo o ano para a sua primeira avaliação do Provão Paulista Seriado — iniciativa da Educação que garante vagas diretas à universidade e que permite aos estudantes compor as notas das três séries do Ensino Médio.

A próxima intercambista de Poá tem os pés no chão e os sonhos bem claros. “Se eu não fosse selecionada para o intercâmbio, tentaria outras formas de acesso a um programa de viagem internacional para estudos”, diz.

O pai de Brunna, José, é pedreiro, e a mãe, Rosilda, cozinheira e suas expectativas para o futuro também passam pela inspiração na profissão de sua mãe. “Penso que, pelo Provão, gostaria de seguir minha formação na área de artes, ou ainda fazer um curso de dublagem. Também gostaria de abrir um negócio próprio, um café”, conta.

Quando pensa no futuro, Brunna tem sua visão de mulher adulta bem definida. “Quero ter uma casinha confortável e adotar um gatinho. Sou apaixonada por gatos”.

Assim como todos os estudantes classificados para o intercâmbio do Prontos pro Mundo, Brunna está matriculada na 1ª série do Ensino Médio e começou a conquistar esse espaço quando ainda estava no 9ª ano do Ensino Fundamental e fez as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

Todos os 416 municípios do estado com alunos elegíveis à temporada de estudos fora do Brasil — ou seja, que cumpriram todas as etapas de seleção — terão ao menos um representante na viagem a um país de língua inglesa.

Dos países de língua inglesa, Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia devem receber os alunos da rede pública paulista. Durante o período, os estudantes serão matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) locais e ficarão hospedados em casas de família. A aluna da Escola Escola Estadual Margarida de Camillis embarca para a Austrália no começo do próximo ano.

“Estamos muito orgulhosos da dedicação de nossos estudantes. Diretores e diretoras das escolas estaduais estão relatando a inspiração instantânea que essa divulgação tem causado em outros estudantes, que têm a comprovação em seus colegas que este é um sonho possível”, comenta o secretário da Educação Renato Feder.

Uma nova seleção será feita ainda este ano para outras 500 vagas do programa, com embarque previsto para o segundo semestre de 2025. A seleção será composta por etapas de provas e as outras regras estabelecidas por edital.

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo terá duração de três meses, será 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), matrícula na escola, material didático, hospedagem, aulas, traslados no Brasil e no exterior e passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também verbas para custos que antecedem a viagem e uma bolsa intercâmbio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior. Esta é a primeira vez que alunos da rede estadual paulista são beneficiados com intercâmbio internacional.

A lista com os 500 estudantes selecionados para a viagem internacional a países de língua inglesa pode ser conferida no portal do Prontos pro Mundo, em https://www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br/.

Pular para o conteúdo