O Sada Cruzeiro confirmou neste domingo a melhor campanha da fase de classificação da Superliga masculina 2024/25. A vitória diante do Suzano, por 3 sets a 1, parciais de 25/16, 25/27, 25/18 e 25/18, deu aos comandados do técnico Filipe Ferraz a garantia do primeiro lugar com uma rodada de antecedência. De acordo com reportagem de Rafael Zito no site Olimpiadatododia, o time capitaneado por Wallace chegou aos 51 pontos, quatro a mais que o vice-líder Itambé Minas, e não pode mais ser alcançado.
O ponteiro Douglas Souza conquistou o troféu VivaVôlei, eleito de craque da partida. Do outro lado, o time suzanense segue em sétimo lugar, com 29 pontos.
Ataque superior e menos erros
Douglas Souza e Wallace foram os dois maiores pontuadores do confronto. Os dois deixaram a quadra do ginásio Guanandizão, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com 13 pontos feitos. O ponteiro teve um acerto a mais no ataque (11 a 10). Já o oposto liderou em aces (2 a 1).
Já em bloqueios, os destaques do Sada Cruzeiro no duelo ficaram no 1 a 1. Pelo Suzano, dois jogadores se aproximaram dos dois dígitos na pontuação e foram os principais nomes. Daniel Muniz e Gabriel Pessoa, ambos ponteiros, somaram nove pontos.
Mandante do jogo, o Suzano sofreu com o excesso de erros, principalmente no saque. No total, os comandados de Pedro Uehara, o Peu, deram 23 pontos de graça ao Sada Cruzeiro e receberam apenas 16, sete a mais.
Em serviços, os suzanenses falharam 14 vezes e os cruzeirenses só oito. Filipe Ferraz e seus atletas ganharam em ações ofensivas, com quatro de vantagem: 35 a 31. Em aces o empate prevaleceu (4 a 4). Já em bloqueios, em pontos diretos, os times ficaram na igualdade (5 a 5), mas os visitantes amorteceram 11 bolas contra apenas cinco, gerando mais chances de contra-ataques.
Briga contra queda e G8
O domingo teve mais um jogo além de Sada Cruzeiro e Suzano. Em Goiânia, no ginásio Sesi Vila Canaã, o Saneago Goiás recebeu o Vedacit Guarulhos em duelo com briga dupla: contra rebaixamento e por vaga nos playoffs da Superliga. O confronto foi bastante equilibrado, tenso e com fortes emoções. Com tantas alternâncias, o time da casa saiu vitorioso em cinco sets, parciais de 23/25, 25/21, 25/23, 16/25 e 15/13, e deixou a zona de descenso da competição. A equipe do técnico Hitalo Machado saiu dos 19 para 21 pontos, deixando a 11ª posição e chegando à 9ª colocação.