A série Adolescência está se destacando na Netflix e chegou às produções mais vistas da plataforma de streaming em diversas partes do mundo. Encarnando James Miller, Owen Cooper, de 15 anos, estreou como protagonista, e também na televisão, e vem recebendo muitos elogios pelo trabalho desenvolvido.
O jovem nasceu em Warrington, na Inglaterra, e é o caçula da família. Ele não teve referências para seguir carreira como ator. O pai dele, Andy, é técnico de informática, e a mãe, Noreen, é cuidadora. Já os irmãos, Ollie e Connor, atuam como eletricistas.
“Eu nunca quis realmente ser ator. Não estava no meu DNA”, declarou o jovem em entrevista à revista ID.
Em 2024, Shaheen Baig, diretor de elenco da série, passou a procurar jovens em escolas de teatro do Reino Unido.
Na época, Owen fazia aulas de atuação por hobby.
O ator de 15 anos foi convidado para fazer um teste e conseguiu o papel.
O sucesso da produção, tal qual de Cooper, fez com que a Netflix divulgasse o vídeo dos bastidores do teste.
O rapaz pretendia seguir uma outra carreira, também com potencial para chegar aos holofotes: a de jogador de futebol. Torcedor do Liverpool, time da Inglaterra, ele começou a praticar o esporte quando era ainda mais jovem.
A referência do ator no cinema é Tom Holland. Cooper se inspirou na atuação do ator em O Impossível (2012) — na época, o ator tinha 16 anos, um a mais que o intérprete de James Miller.
E se engana quem pensa que ele parou por aqui. O ator gravou participação em Film Club, da BBC Three, escrita e estrelada por Aimée Lou Wood e Ralph Davies.
De acordo com a Variety, ele também estará em Morro dos Ventos Uivantes, baseado no romance homônimo de Emily Brontë, dirigido por Emerald Fennell e estrelado por Margot Robbie.