O trecho entre as estações Suzano e Jundiapeba (em Mogi das Cruzes), da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), estará interditado neste sábado, 17. Com a medida, não haverá operação de trens das 4 horas da manhã à meia-noite. O sistema Paese será acionado como alternativa de atendimento aos usuários e, para garantir o acesso, senhas serão distribuídas, permitindo que os passageiros retomem o trajeto sem custos adicionais.
Na estação Suzano, o embarque nos coletivos acontece na rua Prudente de Morais, s/n, próximo ao bicicletário da estação. Em Jundiapeba, o embarque será na avenida Áurea Martins dos Anjos, s/n, em frente à estação, sob a cobertura.
Já no domingo, 18, o Paese será implantado entre as estações Calmon Viana e Jundiapeba, onde os trens continuarão utilizando a plataforma 2 para embarque e desembarque.
Em Calmon Viana, apenas a plataforma 1 será usada pelos trens da Linha 11-Coral, com o embarque e desembarque em frente à estação (av. Brasil, s/n, Poá). O embarque nos ônibus do Paese seguirá o mesmo modelo, com necessidade de senha para continuidade das viagens.
A estratégia será adotada para a realização do serviço de adequação da rede aérea e instalação de dispositivos nos postes da via 3, atualmente não operacional, visando torná-la disponível durante a execução das obras na ponte ferroviária localizada na região de Suzano, que segue com parte interditada após a equipe técnica identificar desgaste na estrutura.
Paese
Vale lembrar que, em dias normais de operação, a CPTM suspendeu, no dia 1º de maio, o serviço de ônibus do sistema Paese, oferecido entre as estações Suzano e Jundiapeba, na Linha 11-Coral. Segundo a companhia, após uma análise realizada durante 14 dias de funcionamento, o uso do transporte complementar foi considerado desnecessário, uma vez que os trens apresentaram “plena capacidade para atender à demanda de passageiros”.
O reforço no transporte com o Paese foi iniciado após o retorno do loop entre as estações Luz e Suzano. A medida, de acordo com a CPTM, ocorreu para inspeção da estrutura de uma ponte ferroviária, construída em 1907, localizada na região de Suzano. Ainda segundo a CPTM, a intervenção é importante devido aos impactos das fortes chuvas que afetaram a Região Metropolitana de São Paulo nos últimos meses.