Capacitação integrada entre saúde e assistência social reforça proteção à vítimas de violência em Arujá

Com foco no fortalecimento da rede de proteção e na qualificação do atendimento às pessoas em situação de violência, a Prefeitura de Arujá, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, promoveu, nos dias 24 e 25, capacitação para profissionais de enfermagem do Pronto Atendimento Municipal (PAM) Barreto.

 

A iniciativa atualiza os fluxos de atendimento a mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência vítimas de violência. A programação abordou acolhimento humanizado e ético, identificação de situações de violência e encaminhamentos à rede socioassistencial.

 

No dia 24 de junho, os psicólogos Ivana Medeiros e Ricardo Arienti Sobrinho, do Centro de Refência Especializado de Assistência Social (CREAS), conduziram uma formação sobre violações e garantias de direitos. No dia 25, a assistente social Cida Queiroz, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Barreto, e a equipe técnica apresentaram os fluxos de atendimento e os serviços da rede de proteção.

 

As equipes do período noturno contaram com a participação de especialistas da Universidade de Guarulhos (UNG), representada pela psicóloga Ligia Santos e pelas acadêmicas de Psicologia Jaqueline Greige e Erica Bezerra, enriquecendo as discussões sobre o atendimento às vítimas de violência.

 

Planejada a partir das demandas das equipes assistenciais, a capacitação reuniu profissionais dos quatro plantões da unidade, ampliando a segurança técnica dos atendimentos. A ação foi coordenada pela equipe do Pronto Atendimento Municipal (PAM) Barreto, composta pelas assistentes sociais Maria Costa e Luciana Alves e pelo enfermeiro Leandro Vieira, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).