O Casarão das Artes (rua 27 de Outubro, 271 – Centro) recebe nesta sexta-feira a segunda edição do projeto “Sambas da Vida”. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura de Suzano, começa a partir das 19 horas e visa homenagear grandes nomes do samba brasileiro. O equipamento municipal tem capacidade para cerca de 150 pessoas; por isso, é recomendado chegar com antecedência para garantir lugar. A programação é livre para todos.
A primeira edição do evento homenageou Dona Ivone Lara (1921 – 2018). Conhecida como a “Rainha do Samba”, ela foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a integrar uma escola de samba. Desta vez, os homenageados serão Almir Guineto (1946 – 2017) e Beth Carvalho (1946 – 2019).
Nascidos no Rio de Janeiro, os cariocas contribuíram significativamente para a evolução da história do samba. Almir Guineto, sambista e compositor, foi um dos principais responsáveis por essa transformação. Fundador do grupo Fundo de Quintal, ele inovou ao introduzir novos instrumentos ao samba, alterando a forma como o gênero era tradicionalmente praticado.
Por sua vez, Beth Carvalho, também teve papel fundamental na história do samba. Cantora, compositora e instrumentista, ela se destacou como uma das figuras mais influentes do estilo, interpretando diversos sucessos ao lado de Almir Guineto e de outros grandes nomes da música popular brasileira.
Durante a ocasião, os responsáveis por homenagear esse patrimônio intelectual brasileiro serão os músicos Marcão (repique), Lucas (pandeiro), Celo (surdo), Michel (cavaco), Clayton (violão) e Vaguinho (rebolo). Por duas horas, os músicos irão reproduzir os clássicos compostos pelos homenageados.
O secretário José Luiz Spitti evidenciou a relevância desses eventos que resgatam grandes nomes na música nacional. “A cultura brasileira é vasta, abrange diversos estilos musicais, diferentes práticas artísticas e um grande número de formas para executá-la e, trazer a história para os suzanenses, é de extrema importância. Vimos uma oportunidade de incentivar os artistas locais e impulsionar a cultura e, por isso, projetos como esse estão sendo promovidos pela pasta. Sendo assim, estão todos convidados a prestigiar esse momento de muita música e alegria no Casarão das Artes”, destacou o chefe da pasta.