O mês do Meio Ambiente está chegando ao final e, em mais este ano, o que vimos na região foram ‘eventos’, plantio de mudas de árvores e declarações em defesa da natureza (o mais do mesmo que já não resolve as nossas urgências e emergências ambientais) e a falta de respostas a questionamentos importantes feitos pelo consórcio de portais de notícias do Alto Tietê (onde está a nascente do rio Tietê) deixa claro que temos mais discursos e eventos que ações concretas de preservação do Meio Ambiente. Para mudar esse cenário o consórcio destaca as perguntas (abaixo) que ainda não foram respondidas sobre o Meio Ambiente da região pelo Condemat+ e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, que é presidida pelo prefeito de Salesópolis, Rodolfo Marcondes. O prefeito Rodolfo consegue ser proeza de não ter transparência em relação ao seu governo (na estância turística que não tem turismo) e nem em relação ao Comitê da Bacia do Alto Tietê que neste mês deveria estar prestando contas de tudo o que fez, faz e irá fazer para preservar o Meio Ambiente na região. Rodolfo Marcondes, que continuará sendo cobrado pela reportagem do consórcio, pode ser o símbolo e a marca negativa da falta de transparência no que se refere ao Meio Ambiente no Alto Tietê.
As perguntas que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, presidida pelo prefeito de Salesópolis, Rodolfo Marcondes, precisa responder
Especial semana do meio ambiente – região do Alto Tietê/governo de SP/comitê – subcomitê / portais de notícias . bras365, Reporter.café, OiDiário, Jornal Sete
Fechamento 17 horas, dia 17 de junho – grato pela atenção e respostas
O governo do estado de SP anunciou investimentos de R$ 23 bilhões para despoluir o Tietê e o rio Pinheiros? Quanto desse valor será destinado para limpar o rio Tietê entre Salesópolis e Guarulhos? Quais obras e investimentos são necessários para que limpar o Tietê da nascente até Guarulhos? Em quanto tempo essa trabalho pode/deve ser concluído?
Desde o início desse século quanto já foi investido pelo governo estadual/federal e por organismos internacionais na limpeza do rio Tietê entre Salesópolis e Guarulhos/SP?
Quais as cinco principais ações do comitê/subcomitê do Alto Tietê em benefício da preservação ambiental da região do Alto Tietê, desenvolvidas nos últimos três anos? Quais os resultados dessas ações?
O governo do Estado anunciou um parque de R$ 150 milhões para Salesópolis no ano passado – agora em 2026 em que fase está esse projeto/obra? Quando esse parque será inaugurado?
Nos últimos cinco anos, quanto a região do Alto Tietê (comitê/subcomitê) recebeu de recursos do Fehidro? Quais obras/projetos/estudos foram desenvolvidos com esses recursos? E qual o resultado à sociedade de cada um dos projetos/obras/estudos realizados nesse período?
Perguntas que o Condemat+ precisa responder sobre temas ambientais na região do Alto Tietê
Olas bras santos bras365 OiDiario e portais consorciados – especial Meio Ambiente fechamento 16 horas de hoje, dia 11.
nessa quarta-feira o governo do Estado falou sobre investimentos no rio Tietê e outros investimentos ambientais – link abaixo
Semana do Meio Ambiente: Governo de SP amplia ações de recuperação dos rios Tietê e Pinheiros
PERGUNTAS
Além dos anúncios que constam no link acima, a região do Condemat+ foi contemplada com algum investimento à área ambiental que não constam nessa reportagem do governo do Estado?
De acordo com a Câmara de Meio Ambiente do Condemat+ houve avanços importantes na limpeza do rio Tietê na região do Condemat desde 2024? Se houve, quais foram esses avanços?
De acordo com a Câmara Técnica quais são as cinco ações mais essenciais para a limpeza do rio Tietê entre Salesópolis e Guarulhos daqui para a frente?
Em 2010, o governo do Estado lançou o projeto Parque Linear do Alto Tietê, esse parque viria da Capital até Salesópolis – foi feita uma parte na divisa de SP e Guarulhos e depois parou. Neste mês do Meio Ambiente, o Condemat pretende pedir/cobrar a retomada desse projeto às cidades da região do consórcio ou não?







