Mês do Meio Ambiente: falta de ações e de transparência de Comitê, presidido pelo prefeito Rodolfo de Salesópolis, ‘polui’ a natureza e as autoridades sérias do Alto Tietê

O mês do Meio Ambiente está chegando ao final e, em mais este ano, o que vimos na região foram ‘eventos’, plantio de mudas de árvores e declarações em defesa da natureza (o mais do mesmo que já não resolve as nossas urgências e emergências ambientais) e a falta de respostas a questionamentos importantes feitos pelo consórcio de portais de notícias do Alto Tietê (onde está a nascente do rio Tietê) deixa claro que temos mais discursos e eventos que ações concretas de preservação do Meio Ambiente.  Para mudar esse cenário o consórcio destaca as perguntas (abaixo) que ainda não foram respondidas sobre o Meio Ambiente da região pelo Condemat+ e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, que é presidida pelo prefeito de Salesópolis, Rodolfo Marcondes. O prefeito Rodolfo consegue ser proeza de não ter transparência em  relação ao seu governo (na estância turística que não tem turismo) e nem em relação ao Comitê da Bacia do Alto Tietê que neste mês deveria estar prestando contas de tudo o que fez, faz e irá fazer para preservar o Meio Ambiente na região. Rodolfo Marcondes, que continuará sendo cobrado pela reportagem do consórcio, pode ser o símbolo e a marca negativa da falta de transparência no que se refere ao Meio Ambiente no Alto Tietê.

 

 

As perguntas que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, presidida pelo prefeito de Salesópolis, Rodolfo Marcondes, precisa responder

 

Especial semana do meio ambiente  – região do Alto Tietê/governo de SP/comitê – subcomitê / portais de notícias . bras365, Reporter.café, OiDiário, Jornal Sete

 

Fechamento 17 horas, dia 17 de junho   – grato pela atenção e respostas

 

 

 

O governo do estado de SP anunciou investimentos de R$ 23 bilhões para despoluir o Tietê e o rio Pinheiros?    Quanto desse valor será destinado para limpar o rio Tietê entre Salesópolis e Guarulhos?   Quais obras e investimentos são necessários para que limpar o Tietê da nascente até Guarulhos? Em quanto tempo essa trabalho pode/deve ser concluído?

 

Desde o início desse século quanto já foi investido pelo governo estadual/federal e por organismos internacionais na limpeza do rio Tietê entre Salesópolis e Guarulhos/SP?

 

Quais as cinco principais ações do comitê/subcomitê do Alto Tietê em benefício da preservação ambiental da região do Alto Tietê, desenvolvidas nos últimos três anos? Quais os resultados dessas ações?

 

O governo do Estado anunciou um parque de R$ 150 milhões para Salesópolis no ano passado – agora em 2026 em que fase está esse projeto/obra? Quando esse parque será inaugurado?

 

Nos últimos cinco anos, quanto a região do Alto Tietê (comitê/subcomitê) recebeu de recursos do Fehidro? Quais obras/projetos/estudos foram desenvolvidos com esses recursos? E qual o resultado à sociedade de cada um dos projetos/obras/estudos realizados nesse período?

 

 

 

 

Perguntas que o Condemat+ precisa responder sobre temas ambientais na região do Alto Tietê

 

Olas      bras santos bras365  OiDiario e portais consorciados   – especial Meio Ambiente   fechamento 16 horas de hoje, dia 11.

 

 

nessa quarta-feira o governo do Estado falou sobre investimentos no rio Tietê e outros investimentos ambientais   – link abaixo

 

Semana do Meio Ambiente: Governo de SP amplia ações de recuperação dos rios Tietê e Pinheiros

 

PERGUNTAS

 

Além dos anúncios que constam no link acima, a região do Condemat+ foi contemplada com algum investimento à área ambiental que não constam nessa reportagem do governo do Estado?

 

 

 

De acordo com a Câmara de Meio Ambiente do Condemat+ houve avanços importantes na limpeza do rio Tietê na região do Condemat desde 2024? Se houve, quais foram esses avanços?

 

 

 

De acordo com a Câmara Técnica quais são as cinco ações mais essenciais para a limpeza do rio Tietê entre Salesópolis e Guarulhos daqui para a frente?

 

 

 

Em 2010, o governo do Estado lançou o projeto Parque Linear do Alto Tietê, esse parque viria da Capital até Salesópolis – foi feita uma parte na divisa de SP e Guarulhos e depois parou.   Neste mês do Meio Ambiente, o Condemat pretende pedir/cobrar a retomada desse projeto às cidades da região do consórcio ou não?